sexta-feira, 25 de julho de 2008

Cuidado! A escola pode estar enganando seu filho!

Você já percebeu que a maioria das pessoas bem sucedidas em nosso país sequer cursou em universidades ou até mesmo terminaram o ensino médio? Também já deve ter percebido o grande número de analfabetos e semi-analfabetos donos de comércios e senhores de negócios e que sequer sabem assinar o próprio nome.
Acredito que você também já tenha visto e percebido muito bem um grande número de pessoas que estudaram, chegando a concluir o ensino médio ou até mesmo o ensino superior, mas que estão desempregados e angustiados em busca de um emprego que lhes pague apenas um salário mínimo. Com certeza também já deve ter observado que existem muitos que estudaram somente para terem que um dia trabalhar para aqueles que nunca foram à escola.
Então o estudo não é tão importante assim? Claro que é! E vou mais além: o segredo para o progresso de qualquer nação está na boa educação de seu povo! Mas a grande questão é como o nosso povo está sendo educado.
Um dos grandes problemas é que as nossas escolas além de não fazerem uma boa avaliação de nossos alunos também erram quando o assunto é ensinar. Estão mais preocupadas com as regras e os conteúdos do que com o aluno em si. O aluno termina os seus estudos e parte para os desafios da vida com a cabeça apenas cheia de conteúdos referentes a cada disciplina. Mas a vida não é assim. Ela exige mais do que isso. O mundo pertence aos mais expertos. A escola ensina a estudar para ela mesma ao invés de ensinar para vida. Você encontrará muitos por aí que não sabem sequer o que vem a ser um substantivo, mas que sabem o que é arte de viver. Ao mesmo tempo encontrará outros que estão com suas cabeças cheias de informações, porém sem nenhum preparo para os desafios que a vida lhes trará.
As nossas escolas também não ensinam os valores morais para nossos alunos. Passam por alto, conceitos de cidadania, necessários e fundamentais para o progresso de qualquer nação. É mais do que necessário que exista uma disciplina que trate de cidadania, de conceitos morais e de como devem agir fora da sala de aula. Também tem que ficar bem claro para os pais que a verdadeira educação começa no lar e que os mesmos não devem confiar tudo somente às escolas, pois agindo assim estão cometendo um grande mal para com queridos seus filhos!

Paulo César de Araújo é escritor e autor do famoso livro “Você Também Pode Vencer”.

Nenhum comentário: